Vídeo nas Aldeias trabalha com comunidades indígenas interessadas no intercâmbio de experiências com os outros povos indígenas, assim como na revisão de sua imagem e representação junto à sociedade brasileira e internacional, incorporando o uso do vídeo em seus projetos.

O uso do vídeo permite que as comunidades indígenas selecionem e fortaleçam manifestações culturais que elas desejam tanto conservar para as futuras gerações quanto apresentar como parte de sua identidade. Ele é um instrumento adaptado a formas tradicionais de produção e transmissão cultural apoiado na força da palavra e na memória oral.

A difusão de filmes sobre a temática indígena nas línguas originais nas escolas indígenas ajuda a concretizar o direito dos povos indígenas a uma educação diferenciada com um currículo próprio. Além disso, produzir e possibilitar o acesso a conteúdos sobre a realidade indígena nas escolas brasileiras é fundamental para a formação de um novo olhar sobre os povos indígenas e para desconstruir preconceitos. O vídeo pode ser um poderoso instrumento de conscientização.