Índio na Tevê

2000 / 5min. Xavante

No dia 18 de setembro de 2000, aniversário de 50 anos da TV brasileira, Hiparendi Xavante exibe filmes de índios na estação de metrô da Praça da Liberade em São Paulo, e entrevista os passantes sobre a presença do índio na tevê.
Cineastas indígenas para jovens e criançasDVD Cineastas indígenasGuia do professor e dos alunosLivro - vídeo: Vídeo nas Aldeias - 25 Anos Compre aqui seu videoÍndios no Brasil

Coleção "Um dia na aldeia"


A Cosac Naify lança, em parceria com o Vídeo nas Aldeias e patrocínio da Petrobrás, através do programa Petrobras Cultural, a coleção Um Dia na Aldeia, que traz um olhar autêntico e contemporâneo sobre diferentes povos indígenas no Brasil ao possibilitar que eles mesmos contem suas histórias e mostrem suas imagens através dos dvds que acompanham cada livro.
Assista aos filmes na nossa página no youtube.
A proposta ao desmistificar algumas imagens preconcebidas que temos dos povos indígenas e mostrar às crianças um pouquinho da vida de alguns desses povos. A cada título, o leitor conhece um pouco mais dos costumes atuais e antigos de um povo indígena Brasil afora: Wajãpipi (Amapa e Para¡), Ikpeng (Mato Grosso) e Panara (Mato Grosso e Para). Entender como vivem, onde moram, o que comem, que língua falam, do que brincam, ou ainda quais são suas histórias.

 O dia 19 de abril marca também o início da segunda fase da formação Fulni-ô, realizada na terra indígena Fulni-ô em Águas Belas, Agreste Pernambucano. Nesta etapa, os alunos irão trabalhar na montagem de um filme sobre o Yaathe - seu idioma materno - e os costumes Fulni-ô nos dias atuais.

Em parceria com a Ong Association ADER Guyanne, o VNA acolheu uma oficina de edição em Olinda ministrada por Pedro Portella e Julia Barreto, de 07/07/2012 a 25/07/2012, com 10 estudantes indígenas (Aiwën Alawalika, Alex Barcarel, Apxsen, James, Jonika, Marcel Aloike, Marguerite Touenké, Raymond, Talimeu Manalipo, Veronique Malicoumane, e Daniel Tokotoko). Esta oficina é uma continuação da oficina ministrada por nós na Guiana Francesa em 2011, sob a coordenação de Pedro Portella

De 03/11 a 15/11/2012, Tatiana Almeida conduziu a edição de 3 extras para o DVD As Hiper Mulheres, com a participação de Takumã Kuikuro e Carlos Fausto em Olinda. Seguindo as instruções deixadas pelos diretores, o processo de edição dos mesmos se prolongou até final de dezembro. Os 3 extras consistem na narrativa do mito por Kamangagü e Kanu, os dois protagonistas mais importantes do documentário. Um terceiro extra apresenta um making of das filmagens na aldeia. Esta edição está sendo concluído por Tatiana agora em janeiro de 2013.