Série para escolas mostra como vivem e o que pensam diversas comunidades indígenas do país

A série de dez programas para televisão Índios no Brasil foi produzida para inserir a discussão sobre histórias e culturas indígenas nas escolas do país, em uma parceria da Secretaria de Educação à Distância do MEC. Realizada há 10 anos, a Série foi distribuída para 10.000 escolas e está disponível no site do Vídeo nas Aldeias para visionamento e download, além de estar também no site do domínio público.

Apresentada pelo líder indígena Ailton Krenak, Índios no Brasil mostra, sem intermediários, como vivem e o que pensam os índios de nove povos dispersos no território nacional, escolhidos entre mais de 200 etnias: os Ashaninka e Kaxinawá do Acre, os Baniwa do Rio Negro no Amazonas, os Krahô de Tocantins, os Maxacali de Minas Gerais, os Pankararu de Pernambuco, os Yanomami de Roraima, os Kaiowá do Mato Grosso do Sul e os Kaingang do sul do país.

Índios no Brasil é uma iniciativa da TV Escola, da Secretaria de Educação a Distância, do Ministério da Educação produzido pela Vídeo nas Aldeias.

Índios no Brasil traz depoimentos de índios e pessoas, residentes em diferentes partes do país, que expressam com extrema fidelidade a relação, nem sempre amistosa, entre o índio e o branco, desde a época do descobrimento até os dias atuais.

A identidade dos índios, suas línguas, seus costumes e tradições, a colonização e o contato com o branco, a briga pela terra, a integração com a natureza e os direitos conquistados são os temas enfocados pelos personagens desta série:

  • Azilene Inácio, uma socióloga Kaingang que trabalha em Brasília mediando conflitos, apresenta a trajetória histórica dos povos do sul e de seus professores que reescrevem o dicionário da língua Kaingang.
  • Professor Joaquim Maná, do povo Kaxinawá, um dos pensadores da nova escola indígena, mostra como o ensino diferenciado está sendo desenvolvido em sua escola, na floresta acreana.
  • Francisco Pinhanco, do povo Ashaninka, conduz uma experiência de desenvolvimento sustentável na floresta acreana com a extração de óleo de coco e outras essências.
  • Dona Quitéria Maria de Jesus, uma índia Pankararú do sertão pernambucano, que há anos milita em Brasília pelos direitos dos índios nordestinos ao reconhecimento e assistência do governo.
  • Davi Kopenawa, um líder indígena conhecido internacionalmente e como muitos yanomami, um xamã, defensor espiritual de seu povo.
  • José Bonifácio, do povo Baniwa, presidente da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), que reúne mais de 200 organizações indígenas de 23 etnias no Alto Rio Negro, a única região do país onde o índio é maioria.
  • Daniel Kaiowá, um enfermeiro que lidera a luta incansável dos Kaiowá pela reconquista de suas terras.
  • Derlindo Honkop, o jovem professor que apresenta aos visitantes o ritual de iniciação dos meninos Krahô.
  • José Maxacali, professor que dá uma aula de iniciação a religião Maxacali

Os episódios, de aproximadamente 18 minutos, são:

  1. Quem São Eles?
  2. Nossas Línguas
  3. Boa Viagem Ibantu!
  4. Quando Deus Visita A Aldeia
  5. Uma Outra História
  6. Primeiros Contatos
  7. Nossas Terras
  8. Filhos da Terra
  9. Do Outro Lado do Céu
  10. Nossos direitos

 

Clique aqui para saber como baixar vídeos a partir do Vimeo.