ErrNo: 8
Erro: Undefined index: noticias
File: /home/storage/2/d9/ae/videonasaldeias/public_html/2009/noticias.php
Line: 62
Time: 27/05/2017, 08:43:02

DVDs Cineastas Indígenas agora disponíveis no mercado
29/08/2011
 
Estão à venda os DVDs da série Cineastas Indígenas. Organizados por etnia, os DVDs trazem os principais filmes de um grupo de realizadores e mais novos filmes que contextualizam histórica e geograficamente o povo além de abordar a relação do grupo com o audiovisual. As obras trazem um trabalho de finalização cuidadoso, legendas opcionais em várias línguas (Português, Español, Francês, Inglês, e alguns em Italiano). São acompanhados de um livreto com textos e fotos, informações sobre os filmes e sobre os realizadores.

Os números lançados até agora são:

1. Kuikuro, com os filmes "O dia em que a lua menstruou", "Cheiro de Pequi", "Os Kuikuro se apresetam" e "O Manejo da Câmera";

2. Panará, com os filmes "O amendoim do cotia", "Depois do ovo, a guerra", "De volta à terra boa" e "Para os nossos netos";

3. Hunikui, com os fimes "Xinã Bena, Novos tempos", "Huni Meka, os cantos do cipó", "Já me transformei em imagem" e "Filmando Manã Bai";

4. Xavante, com os filmes "Wapté Mnhono, Iniciação do jovem Xavante", "Wai'á Rini, o poder dos sonhos", "Sangradouro" e "Mulheres Xavante sem nome".

5. Ashaninka, com os filmes Shomotsi, A gente luta mas come fruta, No tempo das chuvas, Caminho para a vida

6. Kisêdjê, com os filmes "Amtô, A festa do rato", "Mulheres Guerreiras", "A história do monstro Khátpy", "Os Kisêdjê contam a sua história" e "Filmando Khátpy"

7. Mbya-Guarani, com os filmes "Mokoi Tekoa, Petei Jaguata, Duas aldeias, uma caminhada", "Bicilcetas de Nhanderu" e "Desterro Guarani"

Os DVD's são vendidos separadamente ou em grupo, tanto na Livraria Cultura quanto na 2001 Vídeo.
 

 
 
 

01/10

 

Cocar na cabeça e câmera na mão

Box revela o talento de índios cineastas.
Revista Galileu

 

15/05

 

"MARTÍRIO" no Acampamento Terra Livre

 Ao longo das duas últimas semanas, a equipe do filme Martírio realizou exibições no Acampamento Terra Livre, o grande encontro nacional do movimento indígena em Brasília, e nas comunidades Guarani-Kaiowá do Mato Grosso do Sul, reencontrando amigos de longa data e distribuindo DVDs do filme nos tekoha onde aconteceram as filmagens.
Ernesto de Carvalho Tatiana Soares de Almeida Vincent Carelli Ana Carvalho Fernando Ancil Olivia Sabino
 

07/04

 

"MARTÍRIO" nos cinemas

 “Um dos filmes definitivos sobre a questão indígena brasileira”, disse o jornal O Estado de S. Paulo sobre Martírio - Filme, que estreia no dia 13 de abril. Assista ao trailer: http://bit.ly/Trailer_Martírio

O filme busca as origens do genocídio dos povos Guarani Kaiowá na região do Mato Grosso do Sul, um conflito de forças desproporcionais: a insurgência pacífica e obstinada dos despossuídos Guarani Kaiowá frente ao poderoso aparato do agronegócio.