ErrNo: 8
Erro: Undefined index: noticias
File: /home/storage/2/d9/ae/videonasaldeias/public_html/2009/noticias.php
Line: 62
Time: 27/02/2017, 15:01:19

DVDs Cineastas Indígenas agora disponíveis no mercado
29/08/2011
 
Estão à venda os DVDs da série Cineastas Indígenas. Organizados por etnia, os DVDs trazem os principais filmes de um grupo de realizadores e mais novos filmes que contextualizam histórica e geograficamente o povo além de abordar a relação do grupo com o audiovisual. As obras trazem um trabalho de finalização cuidadoso, legendas opcionais em várias línguas (Português, Español, Francês, Inglês, e alguns em Italiano). São acompanhados de um livreto com textos e fotos, informações sobre os filmes e sobre os realizadores.

Os números lançados até agora são:

1. Kuikuro, com os filmes "O dia em que a lua menstruou", "Cheiro de Pequi", "Os Kuikuro se apresetam" e "O Manejo da Câmera";

2. Panará, com os filmes "O amendoim do cotia", "Depois do ovo, a guerra", "De volta à terra boa" e "Para os nossos netos";

3. Hunikui, com os fimes "Xinã Bena, Novos tempos", "Huni Meka, os cantos do cipó", "Já me transformei em imagem" e "Filmando Manã Bai";

4. Xavante, com os filmes "Wapté Mnhono, Iniciação do jovem Xavante", "Wai'á Rini, o poder dos sonhos", "Sangradouro" e "Mulheres Xavante sem nome".

5. Ashaninka, com os filmes Shomotsi, A gente luta mas come fruta, No tempo das chuvas, Caminho para a vida

6. Kisêdjê, com os filmes "Amtô, A festa do rato", "Mulheres Guerreiras", "A história do monstro Khátpy", "Os Kisêdjê contam a sua história" e "Filmando Khátpy"

7. Mbya-Guarani, com os filmes "Mokoi Tekoa, Petei Jaguata, Duas aldeias, uma caminhada", "Bicilcetas de Nhanderu" e "Desterro Guarani"

Os DVD's são vendidos separadamente ou em grupo, tanto na Livraria Cultura quanto na 2001 Vídeo.
 

 
 
 

25/10

 

Martírio na Mostra Internacional de Cinema de SP

 MARTÍRIO, filme sobre a pacífica e obstinada insurgência dos índios guarani-kaiowá para a recuperação de suas terras sagradas será exibido na 40a Mostra Internacional de Cinema / São Paulo International Film Festival
Confira a agenda de Martírio - Filme na mostra:
ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 2
25/10/16 - 15:50 - Sessão: 476 (Terça)
CINE CAIXA BELAS ARTES Sl 1 Vila Lobos
29/10/16 - 15:40 - Sessão: 791 (Sábado)
http://40.mostra.org/br/filme/8903-MARTIRIO
#Martírio #Filme #GuaraniKaiowa #VídeonasAldeias #SP
 

03/09

 

O BRASIL DOS ÍNDIOS: UM ARQUIVO ABERTO

Na comemoração dos trinta anos de sua trajetória na 32 º Bienal de São Paulo, o Vídeo nas Aldeias abre pela primeira vez seu arquivo de imagens, apresentando ao público uma amostra da imensa diversidade dos povos indígenas no Brasil, de sua riqueza cultural e espiritual. Registradas na intimidade das aldeias, nos acampamentos de resistência, em manifestações nas ruas dos grandes centros urbanos, essas imagens revelam um Brasil profundo, tão atual quanto desconhecido. São imagens dos nossos tempos, que (re)situam os índios no contemporâneo, trazendo à tona uma pluralidade de mundos, de visões e de formas distintas de ocupar e pertencer à terra.
32º Bienal de São Paulo
INCERTEZA VIVA
7 setembro a 11 dezembro 2016

Baixe aqui o folheto que acompanha a obra, com informações sobre os vídeos, ano de produção, seus contextos de filmagens, créditos e lista de colaboradores.





 

14/03

 

Lançamento da coleção

A Cosac Naify, Vídeo nas Aldeias e Amoreira convidam para tarde de lançamento da Coleção Um dia na Aldeia, de Rita Carelli, Ana Carvalho e Mariana Zanetti, com oficinas, exibição de filmes, exposição de objetos indígenas e presença especial do cineasta indígena Kumaré Ikpengno dia 28 de março, sábado, das 14 h às 18 H na rua dos Macunis, 510, Alto de Pinheiros (tel 30325346).
A Cosac Naify lança, em parceria com o Vídeo nas Aldeias e patrocínio da Petrobrás, através do programa Petrobras Cultural, a coleção Um Dia na Aldeia, que traz um olhar autêntico e contemporâneo sobre diferentes povos indígenas no Brasil ao possibilitar que eles mesmos contem suas histórias e mostrem suas imagens através dos dvds que acompanham cada livro.
Assista aos filmes na nossa página no youtube.
A proposta ao desmistificar algumas imagens preconcebidas que temos dos povos indígenas e mostrar às crianças um pouquinho da vida de alguns desses povos. A cada título, o leitor conhece um pouco mais dos costumes atuais e antigos de um povo indígena Brasil afora: Wajãpipi (Amapa e Para¡), Ikpeng (Mato Grosso) e Panara (Mato Grosso e Para). Entender como vivem, onde moram, o que comem, que língua falam, do que brincam, ou ainda quais são suas histórias.