ErrNo: 8
Erro: Undefined index: noticias
File: /home/storage/2/d9/ae/videonasaldeias/public_html/2009/noticias.php
Line: 62
Time: 27/05/2017, 08:51:18

Guia para professores e alunos do Kit “Cineastas Indígenas: Um outro olhar”
20/04/2010
 
O Vídeo nas Aldeias encerrou o cadastramento de escolas após ter  despachado pelo correio os 3 mil kits Cineastas Indígeanas: um outro olhar com cinco DVDs dos povos Kuikuro, Panará, Huni Kui, Xavante e Ashaninka e um "Guia para professores e alunos" com informações sobre cada um dos povos, fontes para pesquisas complementares e temas para discussão em sala de aula.

Os filmes oferecem uma variedade de abordagens da temática indígena, que pode ser tratada nas aulas de História, Geografia, Meio-Ambiente, Cidadania, Ciências-Sociais, Filosofia e Artes.

O "Guia para professores e alunos" continua acessível para download aqui e a coleção de vídeos históricos continuará disponível na nossa página do Youtube http://www.youtube.com/user/VideoNasAldeias.

Dos 20 filmes do Kit, 6 filmes estão disponíveis on-line no nosso site ou na nossa pagina do Youtube: Prîara Jõ, depois do ovo a guerra, Sangradouro, Já me transformei em imagem, A gente luta mas come fruta, Os Kuikuro se apresentam, De volta à terra boa.

Criada em 1987, a Vídeo nas Aldeias funciona como uma escola de cinema para índios. Com patrocínio do Ministério da Cultura e da Embaixada da Noruega, ela equipa e treina comunidades de etnias variadas para realizar seus próprios documentários. A série de filmes incluída no pacote, com títulos premiados nacional e internacionalmente, é resultado de oficinas com comunidades indígenas do Mato Grosso e do Acre realizadas nos últimos doze anos. Os DVDs Cineastas Indígenas, lançados à partir de 2008 no mercado comercial, incluem, além dos documentários principais, extras que oferecem informações complementares sobre o povo, sua história, lutas e singularidades.

Após trabalhar com o material do kit, gostaríamos de sugerir que você enviasse um relato do uso dos filmes e do Guia. Lembre- se que ao mandar os relatos de projeção, assim como, das discussões surgidas em sala de aula a partir dos filmes, você estará colaborando com uma pesquisa sobre o olhar dos brasileiros sobre os índios.

Com patrocínio do Programa Petrobrás Cultural, a coleção oferece uma visão única da realidade indígena brasileira através do ponto de vista dos próprios índios.

Faça o download do
Guia para professores e alunos





 

 
 
 

01/10

 

Cocar na cabeça e câmera na mão

Box revela o talento de índios cineastas.
Revista Galileu

 

15/05

 

"MARTÍRIO" no Acampamento Terra Livre

 Ao longo das duas últimas semanas, a equipe do filme Martírio realizou exibições no Acampamento Terra Livre, o grande encontro nacional do movimento indígena em Brasília, e nas comunidades Guarani-Kaiowá do Mato Grosso do Sul, reencontrando amigos de longa data e distribuindo DVDs do filme nos tekoha onde aconteceram as filmagens.
Ernesto de Carvalho Tatiana Soares de Almeida Vincent Carelli Ana Carvalho Fernando Ancil Olivia Sabino
 

07/04

 

"MARTÍRIO" nos cinemas

 “Um dos filmes definitivos sobre a questão indígena brasileira”, disse o jornal O Estado de S. Paulo sobre Martírio - Filme, que estreia no dia 13 de abril. Assista ao trailer: http://bit.ly/Trailer_Martírio

O filme busca as origens do genocídio dos povos Guarani Kaiowá na região do Mato Grosso do Sul, um conflito de forças desproporcionais: a insurgência pacífica e obstinada dos despossuídos Guarani Kaiowá frente ao poderoso aparato do agronegócio.