ErrNo: 8
Erro: Undefined index: noticias
File: /home/storage/2/d9/ae/videonasaldeias/public_html/2009/noticias.php
Line: 62
Time: 27/02/2017, 15:02:49

Guia para professores e alunos do Kit “Cineastas Indígenas: Um outro olhar”
20/04/2010
 
O Vídeo nas Aldeias encerrou o cadastramento de escolas após ter  despachado pelo correio os 3 mil kits Cineastas Indígeanas: um outro olhar com cinco DVDs dos povos Kuikuro, Panará, Huni Kui, Xavante e Ashaninka e um "Guia para professores e alunos" com informações sobre cada um dos povos, fontes para pesquisas complementares e temas para discussão em sala de aula.

Os filmes oferecem uma variedade de abordagens da temática indígena, que pode ser tratada nas aulas de História, Geografia, Meio-Ambiente, Cidadania, Ciências-Sociais, Filosofia e Artes.

O "Guia para professores e alunos" continua acessível para download aqui e a coleção de vídeos históricos continuará disponível na nossa página do Youtube http://www.youtube.com/user/VideoNasAldeias.

Dos 20 filmes do Kit, 6 filmes estão disponíveis on-line no nosso site ou na nossa pagina do Youtube: Prîara Jõ, depois do ovo a guerra, Sangradouro, Já me transformei em imagem, A gente luta mas come fruta, Os Kuikuro se apresentam, De volta à terra boa.

Criada em 1987, a Vídeo nas Aldeias funciona como uma escola de cinema para índios. Com patrocínio do Ministério da Cultura e da Embaixada da Noruega, ela equipa e treina comunidades de etnias variadas para realizar seus próprios documentários. A série de filmes incluída no pacote, com títulos premiados nacional e internacionalmente, é resultado de oficinas com comunidades indígenas do Mato Grosso e do Acre realizadas nos últimos doze anos. Os DVDs Cineastas Indígenas, lançados à partir de 2008 no mercado comercial, incluem, além dos documentários principais, extras que oferecem informações complementares sobre o povo, sua história, lutas e singularidades.

Após trabalhar com o material do kit, gostaríamos de sugerir que você enviasse um relato do uso dos filmes e do Guia. Lembre- se que ao mandar os relatos de projeção, assim como, das discussões surgidas em sala de aula a partir dos filmes, você estará colaborando com uma pesquisa sobre o olhar dos brasileiros sobre os índios.

Com patrocínio do Programa Petrobrás Cultural, a coleção oferece uma visão única da realidade indígena brasileira através do ponto de vista dos próprios índios.

Faça o download do
Guia para professores e alunos





 

 
 
 

25/10

 

Martírio na Mostra Internacional de Cinema de SP

 MARTÍRIO, filme sobre a pacífica e obstinada insurgência dos índios guarani-kaiowá para a recuperação de suas terras sagradas será exibido na 40a Mostra Internacional de Cinema / São Paulo International Film Festival
Confira a agenda de Martírio - Filme na mostra:
ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 2
25/10/16 - 15:50 - Sessão: 476 (Terça)
CINE CAIXA BELAS ARTES Sl 1 Vila Lobos
29/10/16 - 15:40 - Sessão: 791 (Sábado)
http://40.mostra.org/br/filme/8903-MARTIRIO
#Martírio #Filme #GuaraniKaiowa #VídeonasAldeias #SP
 

03/09

 

O BRASIL DOS ÍNDIOS: UM ARQUIVO ABERTO

Na comemoração dos trinta anos de sua trajetória na 32 º Bienal de São Paulo, o Vídeo nas Aldeias abre pela primeira vez seu arquivo de imagens, apresentando ao público uma amostra da imensa diversidade dos povos indígenas no Brasil, de sua riqueza cultural e espiritual. Registradas na intimidade das aldeias, nos acampamentos de resistência, em manifestações nas ruas dos grandes centros urbanos, essas imagens revelam um Brasil profundo, tão atual quanto desconhecido. São imagens dos nossos tempos, que (re)situam os índios no contemporâneo, trazendo à tona uma pluralidade de mundos, de visões e de formas distintas de ocupar e pertencer à terra.
32º Bienal de São Paulo
INCERTEZA VIVA
7 setembro a 11 dezembro 2016

Baixe aqui o folheto que acompanha a obra, com informações sobre os vídeos, ano de produção, seus contextos de filmagens, créditos e lista de colaboradores.





 

14/03

 

Lançamento da coleção

A Cosac Naify, Vídeo nas Aldeias e Amoreira convidam para tarde de lançamento da Coleção Um dia na Aldeia, de Rita Carelli, Ana Carvalho e Mariana Zanetti, com oficinas, exibição de filmes, exposição de objetos indígenas e presença especial do cineasta indígena Kumaré Ikpengno dia 28 de março, sábado, das 14 h às 18 H na rua dos Macunis, 510, Alto de Pinheiros (tel 30325346).
A Cosac Naify lança, em parceria com o Vídeo nas Aldeias e patrocínio da Petrobrás, através do programa Petrobras Cultural, a coleção Um Dia na Aldeia, que traz um olhar autêntico e contemporâneo sobre diferentes povos indígenas no Brasil ao possibilitar que eles mesmos contem suas histórias e mostrem suas imagens através dos dvds que acompanham cada livro.
Assista aos filmes na nossa página no youtube.
A proposta ao desmistificar algumas imagens preconcebidas que temos dos povos indígenas e mostrar às crianças um pouquinho da vida de alguns desses povos. A cada título, o leitor conhece um pouco mais dos costumes atuais e antigos de um povo indígena Brasil afora: Wajãpipi (Amapa e Para¡), Ikpeng (Mato Grosso) e Panara (Mato Grosso e Para). Entender como vivem, onde moram, o que comem, que língua falam, do que brincam, ou ainda quais são suas histórias.