ErrNo: 8
Erro: Undefined index: noticias
File: /home/storage/2/d9/ae/videonasaldeias/public_html/2009/noticias.php
Line: 62
Time: 27/05/2017, 08:47:27

CORUMBIARA
19/03/2009
 
Comecei a assistir às sessões de imprensa dos filmes que participarão do festival de documentários É Tudo Verdade (começa semana que vem, dia 24, em São Paulo). E já posso fazer uma recomendação: não deixem de ver Corumbiara, de Vincent Carelli. Filme sobre a questão indígena mas passando longe dos clichês “bon sauvage”, em geral tão inócuos quanto bem intencionados. Carelli, que há muito trabalha com o tema vai em busca do que resta de uma etnia que, supõe-se, tenha sido dizimada por fazendeiros, num dos inúmeros conflitos de terra do Brasil. O filme tem o tom de uma investigação, e de um mergulho na cultura alheia. Acho que forma um belo conjunto com Serras da Desordem, de Andrea Tonacci, e, talvez, com Terra Vermelha, de Marco Bechis. São filmes que colocam a questão indígena em outro patamar. Beneficiam-se de olhares diferenciados dos diretores que, por sua vez, usam recursos de linguagem cinematográfica também inovadores para tratar do tema.
 
http://blog.estadao.com.br/blog/zanin/
Corumbiara
por Luiz Zanin, Seção: Cinema 09:33:02
 
 
 

01/10

 

Cocar na cabeça e câmera na mão

Box revela o talento de índios cineastas.
Revista Galileu

 

15/05

 

"MARTÍRIO" no Acampamento Terra Livre

 Ao longo das duas últimas semanas, a equipe do filme Martírio realizou exibições no Acampamento Terra Livre, o grande encontro nacional do movimento indígena em Brasília, e nas comunidades Guarani-Kaiowá do Mato Grosso do Sul, reencontrando amigos de longa data e distribuindo DVDs do filme nos tekoha onde aconteceram as filmagens.
Ernesto de Carvalho Tatiana Soares de Almeida Vincent Carelli Ana Carvalho Fernando Ancil Olivia Sabino
 

07/04

 

"MARTÍRIO" nos cinemas

 “Um dos filmes definitivos sobre a questão indígena brasileira”, disse o jornal O Estado de S. Paulo sobre Martírio - Filme, que estreia no dia 13 de abril. Assista ao trailer: http://bit.ly/Trailer_Martírio

O filme busca as origens do genocídio dos povos Guarani Kaiowá na região do Mato Grosso do Sul, um conflito de forças desproporcionais: a insurgência pacífica e obstinada dos despossuídos Guarani Kaiowá frente ao poderoso aparato do agronegócio.