A gente luta mas come fruta
2006 / 40min. / Ashaninka

O manejo agroflorestal realizado pelos Ashaninka da aldeia APIWTXA no rio Amônia, Acre. No filme eles registram, por um lado, seu trabalho para recuperar os recursos da sua reserva e repovoar seus rios e suas matas com espécies nativas, e por outro, sua luta contra os madeireiros que invadem sua área na fronteira com o Peru.

14.213
Contacts

 

Comentários

28 Comentários

Muito bom a experiencia demonstrada de manejo proprio do grupo. Entendo que muitos agronomos e engenheiros florestais e outros profissionais da área tem a aprender com os indígenas. Esses são formas peculiares de gestar autonomamente seus usos racionais e sustentaveis.Parabens aos autores Ashaninka. parabéns Video nas Aldeias pelo apoio a exeprirencia.
JOSE ANDRADE 31/10/2010 14:45:31
Este video relata a vida que os indios tem para sua sobrevivencia, como eles plantam para depois se alimentar, e já ensinam isso desde crianças para que eles já tenham em mente o sentido de eles plantarem.
Saulo André 1º G nº 35 31/08/2010 21:58:59
O vídeo é muito interessante , pois mostra o jeito que os Ashaninka cuidam da mata, da natureza. E que suas matas estão ameaçadas pelos madeireiros. Mesmo assim eles " lutam e comem fruta ".
1°I n°34
Tatiane Sarkis 30/08/2010 18:45:48
gostei do video,porque ele mostra claramente o respeito que os índios Ashaninka tem com o meio ambiente,combatendo o desmatamento da Amazônia e plantando árvores assim ajudando no seu reflorestamento,é legal ver que desde pequenos eles já tem consciência ecologica,deveriamos seguir o exemplo dos Ashaninka.
Disley 1ºE Nº:7
Disley 29/08/2010 14:56:21
O vídeo nos mostra o respeito que o índio tem com a natureza.A partir do conhecimento que aprenderam com os mais velhos,os índios vão fazendo novas formas de plantios que é passado para os mais novos e que acaba tendo a cooperação de toda aldeia.Eles sabem da extrema importância da natureza para sua sobrevivência, e é por isso que eles cuidam e passam esse ensinamento para os mais jovens, o que acaba nos fazendo refletir sobre a atitude dos índios com a natureza e a atitude que o homem da cidade tem com a mesma
Carla 1I n06
Carla Larissa 29/08/2010 00:07:38
Clique aqui para ver todos
   

Comente sobre este vídeo

 
Nome:*:
Email:*:
Comentário:*:
  (*) = Campos obrigatórios
 
 

Realizador Indígena

Créditos

Diretor: WEWITO PIYÃKO, ISAAC PINHANTA
Fotografia: VALDETE, ISAAC, BENKI, TSIROTSI, HATÃ, ENISSON
Edição: TIAGO PELADO
Música: KATARI, AUTOR: WÃTSIRE, PRODUÇÃO: FORA DO EIXO E ASSOCIAÇÃO APIWTXA

Ficha Técnica

Duração: 40 min.
Ano: 2006
Região: Acre
Línguas: Português, Ashaninka
Legendas: Português, Inglês, Espanhol, Francês
Cor: colorido
Som: estéreo
Formato de tela: 4/3
Legendas:

Prêmios

- Prêmio Panamazônia 2007 de Melhor produção áudiovisual da Action Aid Americas, março 2007.
- Melhor Documentário no Cine Gaia, 2008, Rio de Janeiro, Brasil

Outros Vídeos