Wai’á Rini, O poder do sonho
2001 / 48min. / Xavante
A festa do Wai’á, dentro do longo ciclo de cerimônias de iniciação do povo Xavante, é aquela que introduz o jovem na vida espiritual, no contato com as forças sobrenaturais. O diretor Divino Tserewahú vai dialogando com o seu pai, um dos dirigentes deste ritual, para revelar o que pode ser revelado desta festa secreta dos homens, onde os iniciandos passam por muitas provações e perigos.
10.115
Contacts

 

Comentários

8 Comentários

Nesse vídeo, pude ter acesso a índios com uma cultura única e muito interessante. Esse índios tem um carinho muito grande pela sua cultura, uma fé imensa em suas crenças e são únicos em suas ações. Em relação ao lado espiritual , foi o que mais me chamou atenção, o quanto eles prezam seus Deuses.
Igor Laboissiere V. Lima - nº 16 - 1º C
Igor Laboissiere 21/08/2010 21:37:09
Acredito que o vídeo nos demonstra uma outra forma de enxergar a cultura indígena. Algo que nos propõem refletir quanto ao que temos em mente já pré-determinado quanto ao que são os índios. Esses índios tem sua cultura muito expressa em tudo que fazem , nas danças, rituais e no próprio convívio. E que eles não querem ser influenciados por outras culturas pois realmente amam o seu modo de vida, e querem preservá-lo com toda sua integridade e originalidade ! Amanda nº 1 - 1ºC
Amanda Siqueira 21/08/2010 21:14:33
Priscila Becil nº32- 1ºC CEMSO
O vídeo é muito interessante pelo fato de nós termos a oportunidade de conhecer pelo menos um pouco da cultura indígena, na qual tem muitas tradições e rituais. E o que eu acho super legal é que eles mostram sua cultura (ou pelo menos parte dela) por estes vídeos, através de: danças, crenças, celebrações, e seu próprio dia-a-dia. E um fato que me deixa muito admirada é que eles mantêm sua cultura de geração a geração, e eles passam felicidade com isso. Esse ano tive a oportunidade de ir ao um tribo, Tribo Dessana, em Manaus, e vi que eles amam viver assim, que eles gostam muito de mostrar sua cultura, e que eles tem orgulho do que são e do que fazem.
Priscila Becil Campos 19/08/2010 22:17:44
Gabriela Teles, nº 13 - 1ºC CEMSO

O vídeo é muito interessante, nos faz imaginar como essa cultura deve ter se desenvolvido, como suas danças se criaram, como seus rituais começaram a acontecer.
Percebemos que suas crenças dão forte apoio ao que os índios tem como verdade, em sentido espiritual.
Gabriela Teles 19/08/2010 21:33:47
O video demonstra outro tipo e estilo de cultura, aos quais nos , acostumados com o urbanismo , nem sequer conhecemos . E interessante o modo como eles conseguem se unir ao meio urbanoe não perder sua cultura original . Interessante tambem e o modo como eles ligam seu lado espiritual ao seu cotidiano , e demonstram viver para isso .
Wanderley Chagas Júnior, 1º C - Cemso 19/08/2010 20:00:45
Clique aqui para ver todos
   

Comente sobre este vídeo

 
Nome:*:
Email:*:
Comentário:*:
  (*) = Campos obrigatórios
 
 

Realizador Indígena

Créditos

Diretor: DIVINO TSEREWAHÚ
Fotografia: DIVINO TSEREWAHÚ
Edição: VALDIR AFONSO

Ficha Técnica

Duração: 48 min.
Ano: 2001
Região: Mato Grosso
Línguas: Português
Legendas: Português, Inglês, Espanhol
Cor: colorido
Som: estéreo
Formato de tela: 4/3
Legendas:

Prêmios

- Prêmio Nacionalidade KICHWA, IV Festival Continental de Cinema e Vídeo das Primeiras Nações de ABYA YALA, Equador, 2001
- Prêmio Anaconda no ANACONDA 2002, Bolívia

Outros Vídeos