Wapté Mnhõnõ, Iniciação do Jovem Xavante
1999 / 56min. / Xavante
Documentário sobre a iniciação dos jovens Xavante, realizado durante as oficinas de capacitação do projeto Vídeo nas Aldeias. A convite de Divino, da aldeia Xavante Sangradouro, 4 Xavantes e um Suyá realizam, pela primeira vez, um trabalho coletivo. Durante o registro do ritual, diversos membros da aldeia elucidam o significado dos segmentos deste complexo cerimonial.
12.203
Contacts

 

Comentários

4 Comentários

Nome:Rafael Spíndola do Prado
Número:32
Série/Turma:1ºE

Interessantes rituais , como: o do banho de raízes no bebe recém-nascido , os de iniciação para várias etapas que os levariam a vida adulta... com a produção e pintura de adornos baseados em suas crenças e etc... , o de "bater água" , assim como outros. Competições igualmente interessantes , principalmente a corrida de tora , na qual se carrega uma tora (pedaço robusto de árvore) nas costas , passando-o para outros competidores afim de chegar ao final da corrida.consideraria muitos desses rituais e competições muito injustos , pois há vencedores e perdedores , e os perdedores não levam glória alguma , além do fato de vários desses rituais e muitas dessas competições poderiam ser consideradas tortura para muitas pessoas que vissem o vídeo , mas é a cultura deles , suas crenças são baseadas nisso...
Rafael 28/08/2010 09:07:34
A cultura xavante é uma cultura bem diferente, pois ela tem vários rituais que são preciso para as crianças crescerem forte.Desde pequeno os meninos tomam banho pelos avôs, e se forem ótimos lutadores os avôs continuam banhando, eles também tomam banho todos os dias em um rio por algumas horas para amolecer as orelhas e ficar melhor para furá-las.Depois de todo este processo eles já conseguem ver que são bem responsáveis e que já podem seguir suas vidas sozinhos.Esses processos são feitos em todas as gerações.
NatáliaOliveira da Paz Alves nº30 Turma /Serie:1ºE Xavantes 20/08/2010 22:04:32
Nome: joão victor
Número: 20
Serie: 1º i
Xavantes

Como toda cultura desconhecida, tem aspectos curiosos, para eles cultura , para nós até mesmo loucura, mas se passarmos a estudarmos esses fatos com cautela e abertos para novas culturas que desafiam a nossa realidade, encontraremos um mundo encantador, onde tudo tem uma razão e um significado próprio, a cultura xavante pra mim baseia-se nisso, um mundo diferente, cheio de novos horizontes e mitos que jamais poderemos entender.Se não quisermos.

prof tinha esquecido de por a turma
João Victor 19/08/2010 20:04:15
NOME:Thalison Ferreira dos santos
Número:35
Turma:E
Série:1º
XAVANTES

A cultura xavante é muito interessante pois,quanto mais vc vai conhecendo mais vc qure saber.É diferente,com rituais legais e bem originais.O aprendizado é bem interessante,os homens desde cedo tem que passar por um teste para ver se ele é bom ou ñ lutador com isso, a criança ja começa ter noção ou ate mais, começa a ter responsabilidade e aprende a lidar com ela, percebe-se que as crianças são obrigadas a seguir ensinamentos para que cresçam fortes, as crianças por sua vez respeitam os mais velhos e fazem os exercicios que parecem mais uma tortura mas, é a cultura da tribo, que é passada de geração pra geração.
Thalison 18/08/2010 08:08:05
   

Comente sobre este vídeo

 
Nome:*:
Email:*:
Comentário:*:
  (*) = Campos obrigatórios
 
 

Realizador Indígena

Créditos

Diretor: DIVINO TSEREWAHÚ
Fotografia: DIVINO TSEREWAHÚ , WHINTI SUYÁ, CAIMI WAIASSÉ, JORGE PROTODI
Edição: TUTU NUNES
Produção: BARTOLOMEU PATIRA

Ficha Técnica

Duração: 56 min.
Ano: 1999
Região: Mato Grosso
Línguas: Português
Legendas: Português, Inglês, Espanhol
Cor: colorido
Som: estéreo
Formato de tela: 4/3
Legendas:

Prêmios

- Troféu Jangada, prêmio da OCIC – Brasil (Organização Católica Internacional de Cinema) na 6ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico, Rio de Janeiro, 1999
- Prêmio Manuel Diégues Júnior na 6ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico, Rio de Janeiro, 1999
- Prêmio no X Internacional Festival of Ethnographical Films, Nuoro, Itália (2000)
- Gran Prêmio Anaconda, Bolívia (2000)   
- Prêmio do 1° Festival de Filme Etnográfico da Sardenha (2000)

Outros Vídeos